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domingo, 10 de novembro de 2013

BlizzCon 2013: E-Sport é secundário em "Heroes of the Storm", diz produtor

Principal novidade da BlizzCon 2013,"Heroes of the Storm" cativou o público desde o trailer cinematográfico exibido na abertura do evento na sexta-feira (8) até seus minutos finais. Nem o show da banda punk Blink-182 diminuiu as filas para jogar a demonstração do primeiro MOBA da Blizzard.
Vale notar, essa foi a reapresentação do jogo, mostrado pela primeira vez como "Blizzard Dota" em 2010, no mesmo centro de convenções em Anaheim, nos EUA. Agora,"Heroes" é um game muito mais robusto do que o mapa de "StarCraft II" de três anos atrás. Com um grande time envolvido em sua produção, o game é a resposta da Blizzard para o gênero que ajudou, ainda que indiretamente, a criar.
Na BlizzCon 2013, UOL Jogos entrevistou Kaeo Milker, produtor sênior do game. Acompanhe a conversa:
UOL Jogos: Quando vocês decidiram abraçar o desenvolvimento de "Heroes of the Storm"?
Kael Milker: Em 2010, nosso time decidiu tirar uma folga após o lançamento de "StarCraft II: Wings of Liberty" e criar alguns mapas apenas para se divertir. Assim, a versão original de "Heroes of the Storm" era um mapa que fizemos e levamos para a BlizzCon naquele ano. Era legal, mas só alguns de nós haviam trabalhado nele nos meses anteriores.
Como o público gostou do mapa no evento, decidimos trabalhar mais nele e o trouxemos de volta na BlizzCon 2011. Já era algo maior e as pessoas reagiram de forma mais empolgada ainda. Depois daquela convenção, voltamos para casa e tivemos muitas conversas sobre o que fazer com esse jogo. Foi algo como "Agora isso é um mapa, mas podemos fazer muito mais com isso".
Foi preciso pensar como separá-lo de "StarCraft II" e o que mudar para transformar aquele mapa em um jogo único. E foi assim que "Heroes of the Storm" nasceu, um jogo que quer reinventar seu próprio gênero, um gênero que está por aí e muitas pessoas jogam. Ele ["Heroes of the Storm"] é a versão da Blizzard desse tipo de jogo.

UOL Jogos: As arenas de "Heroes of the Storm" fogem um pouco do padrão dos MOBAs...
Milker: Sim! Nós demonstrando quatro campos de batalha na BlizzCon esse ano. Cada um possui seu próprio estilo e variações das mecânicas do gênero. São mapas com três áreas para avançar, mas onde introduzimos objetivos específicos para cada mapa. Você pode até jogar e não interagir com eles, se quiser, mas alcançar os objetivos muda totalmente o curso do game.
Em um dos mapas você coleta três tributos, insígnias que surgem em pontos aleatórios da arena. Isso força ambos os times a lutarem, todos os heróis dos dois lados vão para cima do tributo e disputam sua posse. Quando o time consegue três deles, uma divindade amaldiçoa o outro time, enfraquecendo seus minios e impedindo suas torres de atacar, por exemplo. E essa é uma ótima oportunidade para avançar seu time por alguns minutos.
Mesmo que seu time não consiga ganhar o objetivo na primeira vez, você tem a oportunidade de tentar de novo algumas outras vezes durante a partida, não é algo que acontece apenas uma vez e define o destino do jogo. Mesmo perdendo a primeira, seu time pode se organizar e capturar outros dois objetivos e virar o jogo.
UOL Jogos: Vocês planejam construir uma liga de e-sport ao redor de "Heroes of the Storm"?
Milker: No momento, nosso foco é produzir um jogo realmente divertido e baseado em equipes, um game que as pessoas vão curtir. Não estamos descartando o e-sport ou coisa do tipo, mas nossa ambição é criar um ótimo jogo. Se depois a comunidade quiser que"Heroes" se torne um e-sport, se isso for algo em que eles estiverem interessados, nós daremos todo o suporte para isso.
A Blizzard tem um time dedicado ao e-sport, nós trabalhamos no WCS, o campeonado mundial de "StarCraft II", ou seja, estamos acostumados em apoiar o esporte eletrônico, mas agora essa é uma coisa secundária, mas vamos dar todo o apoio se for algo que a comunidade desejar.
UOL Jogos: Como vocês escolheriam os mapas para um campeonato? Popularidade? Sorteio?
Milker: Nós reconhecemos que alguns dos mapas de "Heroes of the Storm" não serviriam para um ambiente realmente competitivo, enquanto outros seriam escolhas mais seguras. Até por isso, não estamos pensando no e-sport como uma prioridade para o game no momento.


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