Os dados ainda são preliminares, mas faltando pouco para uma conclusão final, a franquia Pro Evolution Soccer terá pouco a se comemorar após quase um mês de seu lançamento, embora com datas diferentes em partes distintas do globo, e ainda faltando o Japão para concluir as contas. Considerando apenas o Brasil, as vendas de Pro Evolution Soccer 2014 registram uma queda vertiginosa após o bom início, onde a expectativa pelo produto alavancou excelentes pré-vendas.
“A incerteza pesa sobre como as atualizações e correções do jogo deixarão o produto após seu lançamento. Talvez, com os problemas citados até o momento corrigidos após o Patch 1.02, em especial as partidas online e maiores recursos a disposição dos jogadores como mais opções de customização do game, é possível que a Konami possa respirar um pouco mais aliviada diante dessa primeira “atravessada” de FIFA 14 em seu maior mercado no mundo.”
As palavras acima são de um gerente de vendas da parte de games; de uma grande rede de lojas presente em diversos shoppings de São Paulo e do Brasil.
A proporção atual nessa rede de lojas (jabá grátis: Saraiva) é de 3 para 1. A cada três cópias de FIFA 14 vendidas, sai uma de PES 2014. Um número trágico se levarmos em conta que o Brasil representa mais de 30% das vendas mundiais de Pro Evolution Soccer.
Para piorar a situação, já foi gerado um burburinho negativo entre os usuários do XBOX 360 e os problemas para se jogar online. A cada dia de espera pela resolução dos problemas, é um dia de perda de vendas para a rival. Para piorar AINDA MAIS, diversas promessas feitas aos fãs da franquia não se confirmam através dos canais oficiais e há um comportamento nocivo de sites, blogs e fóruns que insultam a inteligência do consumidor se eximindo de discutir os problemas enfrentados com PES 2014.
Não há problema em dizer: “somos parceiros, trabalhamos juntos e queremos o melhor para PES 2014 e para a franquia”. O PESBR confirma isso, mas vamos discutir os problemas; dar uma posição aos fãs, não fingir que está tudo perfeito e que o dólar está a R$ 1.70. Fugir do diálogo é a melhor maneira de se afundar uma marca, um conceito, crédito e fidelidade com algo ou alguém.”
Opinião é opinião. A minha é de que Pro Evolution Soccer precisava mudar. Entendo perfeitamente que essa mudança é brusca e necessária, que para o futuro e mesmo o presente da série, ou era mudar, ou morrer. A mim o lado técnico dessa mudança foi prontamente explicado e compreendo perfeitamente as dificuldades que os produtores do jogo enfrentam. Sei que a série deu um salto gigantesco de qualidade, porém esse salto só será considerado um sucesso quando houver a aterrissagem do outro lado da ponte. Por enquanto são palavras e promessas jogadas ao vento. Negar o potencial de PES 2014 é jumentice; mas há problemas a se resolver.
Meu único porém é não ter adiado o lançamento do jogo para a data que a equipe de produção do jogo pediu. 14 de Novembro.
Na manhã de hoje recebi da equipe do STEAM que Pro Evolution Soccer 2014 estará presente sim em seu catálogo, mas as datas ainda são um mistério, não porque não quisessem me informar em primeira mão, é pela ausência de certeza mesmo. Pelo sim, pelo não: trabalham com a primeira semana de Novembro como previsão de lançamento de PES 2014 via STEAM, assim como cópias para PC no formato DVD. Mas sem nada ainda acordado no papel!
[...]
Para dar uma geral em como essa situação prejudica a todos, os leitores sabem que criamos Patches e Option Files para Pro Evolution Soccer. A atualização 1.02 nos fará trabalhar novamente em boa parte do que já temos pronto para PES 2014. Mas sabemos o quanto ele é indispensável. No momento, tudo o que os fãs precisam é de esclarecimentos e não silêncio ou enchimento de linguiça.
GOSTOU Então Divulga a Palavra pra Seus Amigos :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário